Município tem creche para maiores de 60

Por Editoria em 19/12/2007

Só foi em 1881 que a palavra creche passou a definir uma instituição pública de assistência social que, durante o dia, abriga e alimenta crianças cujos pais trabalham fora.

Mais de 120 anos depois, já em 1997, a mesma palavra ganhou dimensão ampliada em Praia Grande. Passou a definir também local que abriga, alimenta e oferece assistência médica e suporte social a quem tem mais de 60 anos e os filhos trabalham fora. Trata-se da Creche do Idoso, uma iniciativa pioneira no País.

"Muitas vezes fica difícil conciliar a atividade profissional com o cuidado permanente com os pais idosos", afirma a assistente social Vânia Gimenez, chefe da Divisão da Terceira Idade. "Com a creche, os idosos não ficam isolados em casa enquanto os filhos estão no trabalho. Mas também não perdem o contato com seus familiares, o que é fundamental".

Diferente de um asilo, onde a permanência é em regime de internação, na creche os idosos passam apenas o dia - das 8 às 17 horas - de segunda a sexta-feira. "Os filhos podem trabalhar tranqüilos porque aqui sabem que seus pais ficam longe da depressão, do isolamento. Aqui há convivência, movimento, vida", enfatiza Vânia Gimenez.

Na faixa etária de 63 a 93 anos, os idosos da creche instalada no Espaço Conviver Guilhermina recebem assistência multidisciplinar em período integral e contam com plantão de serviço social exclusivo. "São levados para consultas médicas inclusive na Capital. Caso haja necessidade, recebem cesta básica de alimentos e assistência na obtenção de documentos", detalha Vânia.

A Prefeitura também oferece transporte da residência até a creche caso os filhos não tenham condições de levar os pais. "Todo o atendimento é gratuito", frisou Vânia. Clínicas ou casas de repouso particulares cobram, em média, R$ 500,00 somente pela permanência diurna do idoso.

Caso a família decida pela contratação de um profissional particular, um auxiliar de enfermagem, por exemplo, terá de desembolsar R$ 600,00 mensais somente pelo período diurno, mais os encargos trabalhistas."Aqui funciona como um centro-dia de atendimento. Nossa ação previne o internamento do idoso em uma casa de repouso ou asilo.

Oferecemos condições para que o idoso não perca o vínculo familiar", destaca Vânia, informando que a creche tem capacidade para 30 senhores e senhoras. "Temos também uma segunda unidade, aberta este ano no Espaço Conviver Caiçara, onde há mais 20 vagas"..

Publicidade:

Notícias Relacionadas: